18.4.14

RECOMENDAÇÕES PARA UMA VIAGEM SAUDÁVEL


Estas recomendações ajudam a reduzir o estresse e o cansaço

Viagens longas podem ser muito cansativas. Estas recomendações ajudam a reduzir o estresse e o cansaço que as viagens longas podem causar:
  • Descanse o máximo e tente dormir bem na noite anterior à viagem.
  • Tirar uma soneca de 30 a 40 minutos ajuda na adaptação ao novo horário.
  • Beba muita água e sucos naturais antes e durante o voo para manter-se hidratado.
  • Consuma alimentos leves durante o voo. Evite consumir cafeína e álcool.
  • Não permaneça muito tempo numa mesma posição. Faça movimentos simples de alongamento e caminhe sempre que possível.
  • Use roupa e sapatos confortáveis.

Não permaneça muito tempo numa mesma posição
Rotações do tornozelo
Não permaneça muito tempo numa mesma posição. Faça movimentos simples de alongamento e caminhe sempre que possível.
Sentado, coloque sua mão direita atrás de suas costas tentando tocar seu ombro esquerdo
Alongue os ombros
Sentado, coloque sua mão direita atrás de suas costas tentando tocar seu ombro esquerdo. Com sua mão esquerda segure o cotovelo do braço direito, alongando suavemente para a esquerda. Mantenha essa posição por 15 segundos. Repita esse movimento com o outro braço para completar o exercício. Repita este exercício duas vezes.
Com os calcanhares apoiados no chão, levante os dedos do pé o mais alto que puder
Levante os pés
Com os calcanhares apoiados no chão, levante os dedos do pé o mais alto que puder. Permaneça nessa posição por alguns segundos e apoie o pé no chão novamente. Depois, apoiando os dedos do pé no chão, levante os calcanhares por alguns segundos e descanse.
Sentado, sem mexer os braços
Rotação de ombros
Sentado, sem mexer os braços, gire os ombros cinco vezes para frente e cinco vezes para trás. Repita este exercício no sentido contrário.
Sentado, incline-se levemente para frente e segure um joelho com as duas mãos
Levante os joelhos na altura do peito
Sentado, incline-se levemente para frente e segure um joelho com as duas mãos. Levante lentamente o joelho até o peito e permaneça nessa posição por 15 segundos. Solte o joelho e faça este exercício com a outra perna. Repita este exercício duas vezes.
Relaxe os ombros. Leve o pescoço na direção do ombro esquerdo
Rotacão de pescoço
Relaxe os ombros. Leve o pescoço na direção do ombro esquerdo. Permaneça nessa posição por alguns segundos e retorne a cabeça para o centro. Repita o movimento agora na direção do ombro direito. Permaneça nessa posição por alguns segundos. Repita este exercício três vezes.
Trombose arterial
A trombose arterial implica na formação de coágulos de sangue nas pernas. No caso de pessoas suscetíveis à trombose, períodos prolongados sem movimentos como viagens de carro, trem ou avião ou, simplesmente, ficar sentado no escritório podem aumentar o risco de formação de coágulos. Os casos em que o coágulo se solta e vai até os pulmões ou o coração podem ser fatais.
Já foram publicadas matérias sobre a relação entre a trombose arterial e as viagens aéreas. Atualmente, a Aerospace Medical Association (Associação Aeroespacial Médica) relata que não foi estabelecido nenhum vínculo direto e comprovado cientificamente entre a trombose arterial e as viagens aéreas. A Organização Mundial da Saúde planeja iniciar um estudo sobre esse assunto, mas atualmente defende a tese que o risco de sofrer uma trombose arterial durante as viagens é mínimo, exceto nos casos em que já existem fatores de risco. Determinadas informações sugerem que os exercícios mencionados combinados com algumas destas recomendações podem reduzir o risco da trombose arterial. Caso tenha alguma dúvida sobre a trombose arterial ou sua suscetibilidade a ela, consulte seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário