20.6.14

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS EXISTENTES NAS VERDURAS




Nutrientes e vitaminas sempre presentes

A presença das verduras em seu cardápio é indispensável. Com elas você ganha muito mais do que uma alimentação, mas também nutrientes e vitaminas que fazem a grande diferença em sua saúde.

Acelga

Suas folhas são verde-claras, macias, de talos largos, brancos e de textura fina. Além de ser uma verdura muito fácil de ser encontrada, pode ser consumida crua ou cozida. Contém um sabor leve e suave. A acelga contém ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, fibras, vitamina A e C.

Chicória e Escarola

Com folhas soltas, crespas ou lisas, podem ser consumidas de forma crua ou cozida e possuem um sabor levemente amargo. Cada uma das folhas contém por volta de 3 kcal. Em sua composição estão presentes o cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C , folato e fibras.
Couve
Suas folhas são grandes e verdes. Além de ser muito saborosa, pode ser servida em diversos tipos de pratos como, por exemplo, a couve a mineira, onde é cortada em tiras muito finas e refogada. Cada colher de sopa de couve contém aproximadamente 36 kcal e também vitaminas e minerais.


Alface

É a verdura mais consumida do país e cultivada em todo o mundo. Pode ser encontrada em qualquer época do ano nas qualidades de alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. No ato da compra, deve ser levada em consideração as folhas frescas, firmes e viçosas. Cada folha tem 2 kcal contendo cálcio, vitaminas A e C, fibras, entre outros nutrientes.

Almeirão

Possui folhas mais estreitas, alongadas e sabor amargo. É consumido cru, em forma de salada. Seus valores nutricionais são idênticos aos da chicória e da escarola.

Agrião

Possui folhas verde-escuras, brilhantes e quando fresco, tem um sabor refrescante. É servido especialmente em forma de saladas, em sanduíches, molhos e etc. Cada ramo tem 1,5 kcal e possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas A e C e folato.

Repolho

Contribui na prevenção do câncer de cólon, na cicatrização de úlceras pépticas e combate tumores malignos causados pelo estrogênio. É fonte de vitamina C, fibras e contém poucas calorias.



Alcachofra

Dela se aproveita somente os botões. Sua base é conhecida como coração da alcachofra, tendo como preferência as que apresentam pétalas firmes e sem manchas. Durante o preparo, ela deve ser fervida com água e sal, sendo servida quente ou fria. Cada unidade (50 g) tem por volta de 30 kcal e oferece cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fibras e vitaminas A e C.

Espinafre

Suas folhas são pequenas e de cor verde-escuras. Como suas folhas são ásperas quando estão cruas, costuma ser consumido cozido. Cada colher de sopa de espinafre já cozido contém em torno de 15 kcal. É rico em cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, fibras e vitaminas A e C.

Rúcula

Suas folhas são verde-escuras, espessas, bem divididas e longas. É muito consumida crua em forma de salada. Cada folha de rúcula não passa do valor de 3 kcal, contendo cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fibras e vitaminas A e C.

Lembrando que a higienização dessas verduras deve ser feita de maneira adequada antes de consumi-las. É recomendado deixar escorrer bem a água corrente sobre as folhas, até que seja removida toda a sujeira. Vale também deixar de molho em água com uma colher de sopa de hipoclorito para cada litro de água durante 15 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário