27.2.15

ALIMENTOS PARA QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO

Sabe qual é a glândula fundamental para liberar os hormônios que garantem o bom funcionamento do corpo? Acertou quem disse tireoide.
Quando ela não vai bem podem ocorrer dois tipos de problemas: hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Pode não parecer, mas os problemas com a tireoide são muito comuns. Segundo informações do Instituto da Tireoide, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide.
Uma das principais causas para o problema está na dieta desequilibrada, principalmente quanto ao consumo de iodo e selênio.
Quer que sua tireoide funcione bem? Então confira a lista dos alimentos que ajudam a prevenir e cuidar dessa glândula tão importante para a saúde.

Algas marinhas

Fonte riquíssima de iodo, as algas marinhas oferecem também a quantidade que nosso corpo necessita de selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide. No entanto, é importante atentar para a quantidade. Não é necessário uma quantia exagerada porque o sal já possui uma quantidade considerável de iodo.
Excesso de iodo pode levar ao hipotireoidismo, ou seja, baixa produção de hormônios pela tireoide.

Recomenda-se a quantidade de 150 microgramas de iodo por dia para adultos. 

Castanha-do-pará

Gordura natual, a castanha-do-Pará é rica em selênio e ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide.
O consumo de 2 a 3 castanhas por dia é o suficiente para repor o que o organismo precisa de selênio.
Uma dica é adicionar a oleaginosa triturada em saladas, arroz e outros pratos culinários. Mas sem exageros porque é altamente calórica.

Quinua

Uma poderosa proteína vegetal, a quinua é um alimento muito rico em nutrientes. Cálcio, ferro, fibras, magnésio, potássio e zinco.
Agora, não poderia faltar o selênio. Duas colheres de quinua por semana é capaz de repor esse nutriente.
Muitas pessoas usam na salada, shakes ou misturado com frutas.

Laranja

Uma das frutas que temos em grande quantidade no Brasil, a laranja é rica em carotenoides e vitamina C, que pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. Uma laranja por dia é suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário