25.2.15

NUGGETS DE FRANGO SÃO FORMADOS POR VEIAS, NERVOS, GORDURA E POUCA CARNE DE FRANGO, DIZ ESTUDO



A olho nu um nugget de frango é algo comum e ‘relativamente saudável’, mas ao olhar em um microscópio, podemos ver todas as ‘miudezas’ reveladas.
O Dr. Richard D. DeShazo, professor de medicina e pediatria da Universidade do Mississippi, disse que estava “chocado e surpreso quando olhou mais de perto o alimento que está presente na alimentação de todos os americanos”.
Ele e o patologista Steven Bigle compararam alguns nuggets em uma rede de fast-food. Nas análises, descobriram um emaranhado de vasos sanguíneos, gordura, cartilagem… Carne de frango foi a “coisa” menos identificada no alimento.
Um outro estudo feito com alimentos que alegavam ser de frango, mostrou que 50% eram apenas de músculos. A outra metade era composta de gordura, vasos sanguíneos, nervos, tecido epitelial e restos de aves. De acordo com os dados divulgados, em média, 56% são de gordura, 25% carboidratos e apenas 19% de proteínas, de acordo com o The Atlantic.
Os pesquisadores ainda ressaltaram que em várias amostras compradas em franquias que vendem os nuggets de frango, foi identificada uma espécie de “super-cola” composta por pedaços de sobras de aves que são amassadas e fritas formando uma massa salgada.

O cientista insistiu que chamar o produto de “nuggets de frango” é propaganda enganosa, porque eles são formados principalmente de tecidos e gorduras, ao invés de carne de aves.
O que acontece é que algumas empresas têm optado por usar uma mistura artificial de partes de frango em vez de baixo teor de gordura e carne branca de frango”, disse o Dr. DeShazo. “Isso é, realmente, um subproduto de galinha rico em calorias, sal, açúcar e gordura”.
O Conselho Nacional de Frango, um grupo sem fins lucrativos que representa os produtores de aves nos EUA, rejeitou os dados do Dr. DeShazo, argumentando que os nuggets são “uma excelente fonte de proteína, especialmente para as crianças que tentem a ser mimadas ao comer”.
O Mississippi tem a maior taxa de obesidade infantil do país. Apesar das críticas ao produto, Ashley Peterson, representante da CNI, destaca que as informações nutricionais estão disponíveis on-line, em qualquer cadeia de fast-food.De acordo com Jamie Oliver, famoso chefe de cozinha, as crianças americanas sofrem uma “lavagem cerebral”, a tal ponto que, mesmo sabendo que nuggets são formados por restos de ave e até ossos, eles querem comê-los mesmo assim.
Nuggets de frango tentem a ter um elevado conteúdo de gordura, porque eles são empanados e fritos, mas não é nenhum segredo, disse ele.

Um comentário:

  1. A última embalagem que conferi, era composta por muita pele de frango, e pele é tudo que queremos evitar numa alimentação saudável...

    ResponderExcluir