20.6.15

INVERNO: CUIDADOS NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Cuidados na prática de exercícios físicos no inverno
Estamos naquela estação do ano em que a vontade de ficar debaixo das cobertas fala mais alto do que sair pra caminhada. E ainda por cima se alimentando com comidas pouco leves e que garantem o aconchego quente do lar: chocolates quentes, massas, fondues… Ou seja, “estação do urso”, que só fica em casa.
A queda na temperatura faz com que aconteçam algumas alterações no organismo e a tão famosa preguiça que nos afasta das atividades. Entretanto, o que as pessoas não sabem é que a interrupção da atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo. A prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo.
A prática de atividades nessa época do ano pode acarretar melhorias no sono e no apetite. Com o clima mais frio, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Dessa forma, quem pretende perder peso pode beneficiar-se com essas mudanças fisiológicas do corpo gerado pelo frio.
Mas mesmo que depois de alguns minutos o corpo esquente com os exercícios, são necessários alguns cuidados para a prática dos mesmos:
                                         Cuidados na prática de exercícios físicos no inverno
  • O ideal é usar roupas leves, como calça e casaco de moletom.
  • Blusas impermeáveis não são recomendadas e nem plásticos filmes em volta do corpo, pois pode ocorrer uma desidratação.
  • O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar.
  • Hidrate-se antes, durante e depois.
No Brasil o inverno tende a ser seco, provocando assim uma indisposição para os exercícios físicos. Procure se alimentar com frutas, legumes e muito líquido. A hidratação é essencial para que o corpo não sinta tanto o clima seco.
Lembre-se sempre que a prática de atividade física diminui riscos de doenças e torna seu dia a dia mais agradável, melhorando humor, pele, comportamento e você terá uma saúde extremamente saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário