22.4.16

CONHEÇA OS PRINCIPAIS EFEITOS DO ESTRESSE NO SEU CORPO

CAPA-Conheça os principais efeitos do estresse no seu corpoDefinindo o conceito de estresse cientificamente, pode-se dizer que ele é o resultado da soma de respostas dados pelo corpo e pela mente a determinados estímulos externos.
Esses estímulos externos, em condições normais, permitem ao indivíduo (seja ele um humano ou um animal) ficar preparado para dar respostas rápidas a determinadas exigências do meio ambiente, por exemplo, o ato de correr e procurar um abrigo quando você vê um leão correndo em sua direção.
Essa resposta rápida acontece, porque o esse estresse libera algumas substâncias que estimulam o nosso organismo, como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol.
Nos outros animais ainda não se tem pesquisas tão aprofundadas sobre os principais efeitos do estresse em demasia no corpo deles.
No caso dos humanos, as pesquisas indicam que existem efeitos do estresse no seu corpo e quando há estresse em demasia no organismo, pode provocar sintomas como dores musculares, problemas cardiovasculares, insônia, queda de cabelo e ganho de peso.
MIOLO-Conheça os principais efeitos do estresse no seu corpo
Confira agora os principais efeitos do estresse no seu corpo, quando o quadro de estresse se estende por mais tempo do que o normal e se torna crônico:

1 – Dores musculares constantes

 

Isso acontece porque quando o nosso corpo está estressado os músculos tendem a ficarem tensos. E essa é uma reação espontânea ao estresse, onde o corpo busca se proteger contra lesões e dor. Esse é um dos mais comuns efeitos do estresse no seu corpo.

2 – Problemas cardiovasculares

 

O estresse crônico tende a contribuir para problemas no coração e nos vasos sanguíneos. Isso devido aos hormônios do estresse: a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol, que provocam um aumento na frequência cardíaca e produz contrações mais fortes do coração.

3 – Insônia

 

O cortisol, um dos hormônios do estresse, em grandes concentrações atua para desregular o ciclo circadiano, o nosso relógio biológico.

4 – Queda de cabelo

 

De acordo com estudos recentes, o cortisol,  um dos hormônios do estresse, ajuda a reduzir a proliferação de células na raiz dos fios e assim acaba fazendo com que eles crescem menos e mais lentamente.

5 – Ganho de peso

 

O ganho de peso é um dos mais comuns efeitos do estresse no corpo, em especial o aumento da gordura localizada na barriga. Isso se deve ao aumento do apetite, o que ocorre nas situações encaradas como perigosas pelo corpo, aumentando a vontade por alimentos gordurosos e calóricos.

6 – Alterações no ciclo menstrual

 

Esse é outro efeito do estresse, no corpo das mulheres, que tem grande incidência. Os hormônios liberados com o estresse crônico influenciam diretamente o ciclo menstrual.

Fica evidente que existem efeitos do estresse no seu corpo e que quando há um estresse crônico, isso pode se tornar uma doença com graves complicações. Então sempre evite situações de estresse constante ou faça o possível para amenizá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário