30.4.16

O QUE É ELASTINA?

 CAPA-O que é elastina
A elastina é uma proteína presente no nosso organismo e normalmente, apresenta uma coloração amarelada. Essa proteína é composta pelos aminoácidos valina glicina, alanina e prolina e tem a função de estruturas órgãos e tecidos do corpo.
Ela tem função estrutural no organismo e se apresenta em forma fibras elásticas, com bastante abundância no corpo.
As estruturas feitas com elastina pode ser comparadas as estruturas da uma borracha usada para apagar marcas feitas com lápis. Assim como a borracha, as estruturas feitas com fibras de elastina tem propriedades que a permitem se esticar várias vezes o seu tamanho e depois conseguir retornar à sua dimensão de início.
A contrário do colágeno, que é a proteína mais abundante no nosso organismo e constitui pele, paredes dos vasos, ossos, tendões, a elastina é encontrada em menor quantidade no organismo e suas fibras são mais finas do que as do colágeno, por exemplo.

Qual a função da elastina no corpo?

 

De maneira geral, as fibras de elastina presentes no nosso organismo, tem a função de dar elasticidade aos tecidos, em especial, a pele que reveste todo o nosso corpo. Agindo na camada de derme.
Nas estruturas onde a elastina participa junto com o colágeno, ele irá completar a resistência à tração das fibras de colágeno. Isso permite a melhor sustentação da pele e evita o seu envelhecimento prematuro.
Essas estruturas feitas com elastina podem ser encontradas no tecido elástico que constitui os pulmões, nos grandes vasos sanguíneos e nos ligamentos de todo o corpo.
No caso dos grandes vasos sanguíneos, as propriedades das estruturas feitas com elastina favorece a manutenção da pressão sanguínea nos períodos onde o sangue não está saindo do coração, também chamado de diástole do ventrículo esquerdo do coração.
MIOLO-O que é elastina

Como manter a elastina na pele?

 

Assim como o colágeno, a elastina também não pode ser absorvida diretamente através da pele e, por isso não há cremes de elastina que passados diretamente na pele, tenham os efeitos esperados de absorção de elastina no organismo.
Então, a produção da proteína da elastina e do colágeno devem ser estimuladas, através da ingestão de ingredientes que contenham boa quantidade de colágeno. Além dos alimentos também são comercializados suplementos de elastina, encontrados em formas de cápsulas, comprimidos, pó, líquido e outros.

Alimentos com mais elastina

 

A vitamina C é uma das mais valorizadas pela boa quantidade de antioxidantes, que são fundamentais na produção de colágeno. Pode ser encontrado em frutos cítricos como os morangos, a laranja e o kiwi e os vegetais de folhas verdes.
Outra vitamina essencial é a vitamina E, que pode ser encontrada no tomate, nos vegetais verdes, nos óleos de gergelim e de coco, nas frutas como o kiwi, na maçã,  ou no pêssego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário